Páginas

Saúde,beleza e bem estar

Como fazer para as unhas crescerem 
rápido?





 Para ter unhas grandes e saudáveis é necessário seguir com alguns cuidados e hábitos alimentares saudáveis. Mas por muitas vezes acabamos pecando na alimentação e tendo como resultado unhas frágeis e quebradiças. Porém existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a obter unhas grandes e perfeitas. 



Leite + limão:
Como fazer as unhas crescer com remédio caseiro - leite e limão
Uma ótima receitinha caseira é a mistura de um copo de leite com um suco de limão. Basta mergulhar as unhas para dentro do líquido e deixar agir por 15 minutos.


Você pode repetir essa receitinnha três vezes durante a semana. Como o passar do tempo você perceberá que suas unhas irão crescer saudáveis e mais fortes.
Alho + Limão:
Como fazer as unhas crescer com remédio caseiro - alho e limãoAo misturar o limão com o alho você estará criando um remédio caseiro excelente para promover o crescimento de suas unhas. Você irá precisar de meia xícara de água, esmagar um dente de alho grande e ponha para ferver.
Quando estiver fervendo, retire do fogo e espere esfriar. Acrescente o suco de limão, misture tudo e coloque o remédio caseiro dentro de um vidrinho de verniz vazio. Aplique a misturinha todos os dias antes de dormir. Com o passar dos dias você irá observar suas unhas crescerem fortes e saudáveis.


Alho:
Como fazer as unhas crescer com remédio caseiro - alho
alho possui inúmeros a nossa saúde, mais entre as suas propriedades ele ajuda no crescimento das unhas. Existem diversas maneiras de aplicar o alho nas unhas. Uma delas é esmagando de um a cinco dentes de alho e colocar a pasta sobre as unhas, deixando agir por 10 minutos.

Essa remédio caseiro ajuda a prevenir a formação de bactérias, ajuda a melhorar a circulação e o crescimento das unhas  de forma natural. Essa receitinha pode ser feita todos os dias. (Como o cheiro do alho pode incomodar um pouco, escolha o melhor horário para fazer a receitinha em suas unhas).
Cavalinha:
Como fazer as unhas crescer com remédio caseiro - cavalinha
Uma erva bastante popular, que ajuda no crescimento das unhas. Para fazer o remédio caseiro, você irá precisar fazer uma infusão da cavalinha, deixar esfriar e logo após mergulhar as unhas por 15 minutos. Você pode repetir a receitinha várias vezes durante a semana e em pouco tempo poderá observar os resultados.
Unhas encravadas- Como tratar e evitar:




Não tem nada mais desconfortável do que está com unhas 

encravadasgeralmente é bastante dolorosa e  utilizar 

um calçado fechado se torna quase impossível


.
Como tratar unhas encravadas!
As unhas encravadas ocorrem devido à forma errada de cortar as unhas, pelo uso constante de sapatos apertados, pela má formação dos pés ou quando as unhas possuem uma espessura mais grossa.
Geralmente as unhas encravadas promovem a infecção no dedo do pé acometido. Por isso, é necessário fazer um tratamento adequado na unha afetada

. 
Como evitar as unhas encravadas?

Para que suas unhas não encrave é necessário cortá-las e lixá-las no formato quadrado. Evite cortar os cantinhos das unhas e deixá-las no formato arredondado. Também não é aconselhável fazer a total remoção das cutículas, pois elas possuem a função de proteger as unhas de microorganismos e de produtos químicos.


Tipos de corpo!!! Qual é o seu???





Pêra:

 Quem possui essa silhueta tem os ombros mais estreitos que os quadris, que são largos e geralmente baixos, e tem coxas volumosas. A cintura é fina e os seios geralmente são pequenos. O objetivo aqui é chamar a atenção para a parte de cima do corpo, aumentando a largura dos ombros e disfarçando quadris e coxas para criar um equilíbrio.

·         Aposte em mangas com volume, decote ombro a ombro, golas com detalhes, saias e vestidos evasê, calças secas de corte reto; use a parte superior da roupa em cor clara, colorida ou estampada e parte de baixo escura.
·         Evite saias com volume, blusas muito justas ou evasê, peças com alças muito fininhas, calças com stretch ou que afunilam muito na barra, cintos largos ou muito finos “caídos” na altura dos quadris, blusas e casacos acinturados terminando na parte mais grossa da coxa.


Ampulheta:


 Mulheres com esse tipo físico possuem as linhas do corpo arredondadas. As principais características são:
·         ombros e quadris alinhados,
·         cintura estreita e bem definida,
·         costas largas,
·         busto cheio,
·         coxa volumosa.

·         Opte por calças de corte reto e cintura levemente baixa, saias e vestidos evasê, vestido trespassado levemente acinturado (não muito justo), peças com decote V.
·         Evite estampas na altura do busto ou coxa, vestidos largos de corte reto, bolsos na altura do quadril, roupas com muito volume que escondem as formas.



Retângulo:

Ombros e quadris alinhados, sem cintura definida, braços e pernas finos em relação ao corpo, poucas curvas. Assim podemos descrever o corpo com esse formato. E, para harmonizar silhueta, o objetivo é criar a ilusão de cintura, aumentando visualmente os ombros e chamando a atenção para o meio do corpo, com linhas verticais

·         Aposte em blusas com decotes em V aberto ou U; blazers, casacos e jaquetasacinturados e com abotoamente simples; cintos estreitos combinando com a cor da roupa, deslocados;  vestidos com recortes que façam um desenho de cintura afinando a silhueta; calças com pregas ou pantalonas.
·         Evite camisas, camisetas e vestidos de corte reto ou largo; blusas usadas pra dentro da calça ou saia; cintura alta e cós largo; jaquetas e casacos muito curtos; cintos largos de tons claros.



Triângulo Invertido:
Os ombros são largos e os quadris estreitos, na maioria das vezes as pernas são finas e os seios são grandes.

·         Use peças com modelagem mais solta e tecidos com maleabilidade, blusas com decote V, blazers abertos, blusas de modelo cachê-coeur, peças que criem volume na parte de baixo (saias evasê rodada e calças pantalona, por exemplo); opte por cores escuras na parte de cima.
·         Evite peças colantes ou muito justas, calças de boca afunilada, blusas frente única e tomara-que-caia, blusas com tecido volumoso e com muitos detalhes na altura do busto (estampas, pregas, bolsos), saias e calças com cintura alta.



Oval:
Silhueta com formas arredondadas, volume nos quadris cintura e busto, barriga proeminente, pernas bem desenhadas. Assim define-se esse tipo de corpo. E, para criar um equilíbrio no visual, deve-se chamar a atenção para o rosto, colo e ombros, usando peças com caimento solto e suave para alongar a silhueta.

·         Opte por blusas com decote V ou U, mangas 3/4 mais largas, vestidos de cintura baixa ou sem definição de cintura, roupas de cores escuras, calças de corte reto tocando opeito do pé, saia reta ou ligeiramente evasê, casacos abaixo dos quadris.
·         Evite calça cintura baixa, boca afunilada ou larga demais; mangas com volume; estampas espaçadas, mínimas ou exageradas; roupas claras com brilho; calças com prega; golas altas; lenços amarrados no pescoço; blusas e vestidos com alças finas; jaquetas, casacos e coletes curtos; cintos e faixas marcando a cintura




12 benefícios da pimenta!!!

1 – Potencial efeito antioxidante - Previne o envelhecimento precoce. As pimentas do gênero Capsicum (vermelha, malagueta, dedo-de-moça, cambuci, jalapeño, americana, cumari-do-pará, de cheiro, murupi, etc.) possuem propriedades antioxidantes devido à presença de capsaicina (que confere ardência e propriedades funcionais no organismo).
Os antioxidantes atuam na prevenção de doenças crônicas como cardíacas, diabetes, câncer, além do envelhecimento precoce.

Antioxidantes presentes na pimenta: vitamina A (carotenoides, como o betacaroteno), vitaminas C e E, além de flavonoides, substâncias importantes para neutralizar a ação de radicais livres.


2 – Prevenção de doenças crônicas - Por se rica em potenciais antioxidantes como carotenoides, flavonoides e vitamina C, o consumo de pimenta pode atuar na prevenção de doenças crônicas, como o diabetes e o câncer. Contribui também como desintoxicante do sangue, ativa o sistema imunológico e é considerada um alimento funcional.


3 – Auxilia na digestão e protege a mucosa - A ingestão de pimentas aumenta a salivação (auxiliando na mastigação e protegendo a saúde bucal), estimula a secreção gástrica (aumentando a produção de enzimas e sucos gástricos, o que contribui para a digestão) e a motilidade gastrointestinal (promovendo a sensação de bem-estar após a ingestão). A capsaicina apresenta um efeito gastroprotetor contra lesão da mucosa gástrica, devido a um aumento na produção de muco gástrico.


4 – Efeito termogênico (acelera o metabolismo) - Sua ingestão eleva a temperatura do organismo, o que pode aumentar o gasto calórico. A capsaicina é capaz também de prevenir o acúmulo de gordura na região abdominal.


5 – Coadjuvante no emagrecimento - O uso da pimenta vermelha durante as refeições, estimula o sistema nervoso, produzindo aumento da liberação de catecolaminas, noradrenalina e adrenalina, com consequente diminuição do apetite e da ingestão calórica, bem como de gorduras nas refeições seguintes. Isso mostra que a pimenta pode ser útil ao emagrecimento
.

6 – Promove o controle do colesterol/saúde cardíaca - O consumo de pimenta pode ajudar a manter a pressão arterial em níveis normais, como também manter os níveis de LDL colesterol e triglicerídeos sob controle.
7 – Proteção contra o câncer - Os fitoquímicos presentes na pimenta são considerados quimiopreventivos. A capsaicina possui propriedades antimutagênicas e anticarcinogênicas.


8 – Atua na prevenção do diabetes - Constatou-se em estudos que a capsaicina causa redução no nível de glicose sanguínea aumentando o nível de insulina.


9 – Atua no sistema circulatório - Por conter vitaminas A, C, do complexo B, potássio e cálcio, a pimenta pode ser benéfica não somente à saúde do coração, como também ao sistema circulatório. Apresenta propriedades vasodilatadoras, impedindo a formação de coágulos e aumentando o calibre de vasos sanguíneos, fatores que reduzem as chances de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.


10 – Combate a depressão, melhora o humor e promove alívio da dor - A adrenalina e a noradrenalina também são responsáveis pelo estado de alerta, fato da pimenta estar também associada à melhora de ânimo em pessoas deprimidas.
Sua habilidade de aumentar o fluxo sanguíneo periférico pode ser útil em casos de enxaqueca e depressão. Além disso, atua no sistema imunológico, fortalecendo o corpo contra invasores infecciosos. A capsaicina é útil para dor de cabeça, em casos de mucosite oral, alergia cutânea e tumor de pele.


11 – Nutre o organismo - O valor nutricional da pimenta é relevante, possuindo vitamina A (carotenoides), C e E, vitaminas do complexo B (tiamina, niacina, riboflavina), além de minerais como potássio e cálcio.


12 – Ação anti-inflamatória - Estudos apontam que a capsaicina apresenta propriedades anti-inflamatórias. A recomendação é o consumo de até 30 mg/dia de capsaicina para que se obtenha algum efeito terapêutico. O que equivale a seis unidades da pimenta dedo-de-moça ou ½ pimenta malagueta.



Benefícios da maçã!!!
Obs: Meninas comam maçã todos os dias !!!!

Nenhuma outra fruta é tão presente no imaginário popular quanto a maçã. Da mitologia grega aos contos de fadas, das histórias de Guilherme Tell às teorias de Isaac Newton, ela está em todas. E a julgar pelos mais recentes estudos, não deveria faltar também na mesa do brasileiro. Uma pesquisa da Universidade da Flórida (EUA) afirma que comer uma maçã por dia evita o acúmulo de colesterol ruim, o LDL, nos vasos sanguíneos em até 25%. Outro estudo, desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia (EUA), revela que comer uma maçã 15 minutos antes das refeições é cinco vezes mais eciente que tomar inibidor de apetite. Do outro lado do Atlântico, pesquisadores do Instituto Nacional de Coração e Pulmões (Grã-Bretanha) garantiram que beber suco de maçã ajuda a prevenir crises de asma. Mas comer uma maçã por dia não ajuda apenas a controlar o colesterol, a moderar o apetite ou a evitar asma. Combate, também, doenças cardiovasculares, reduz o risco de diabetes e melhora a função digestiva. “A maçã não chega a ser uma fruta completa. Mas é daquelas que não podem faltar na nossa alimentação. A variação é muito importante, uma vez que cada fruta tem um particular nutracêutico”, arma o nutrólogo Edson Credidio, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

            Vitaminas da maçã!


exemplo de tantas outras, a maçã também é rica em vitaminas, como as A, B, C e E, e sais minerais, como potássio, ferro e cálcio. A diferença é que o fruto da macieira contém duas substâncias para lá de especiais: a pectina, uma bra que, encontrada na casca, modera o apetite porque dá sensação de saciedade, e a quercetina, um antioxidante que está presente na polpa e ajuda no combate ao envelhecimento das células do sistema imunológico. “No primeiro caso, a maçã evita a ingestão exagerada de alimentos. No segundo, protege o organismo dos danos causados pelos radicais livres”, explica a nutróloga Luciana Carneiro, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). E o que é melhor: a maçã ainda oferece baixas calorias. Cada 100 g contém apenas 56 kcal. Mais importante do que guardar nomes esquisitos, é lembrar, sempre que possível, de comer a maçã com casca. Segundo a nutricionista Jocelem Salgado, da Universidade de São Paulo (USP), é nela que se concentram as substâncias que oferecem benefícios ao nosso organismo. “Extratos retirados da casca da maçã inibiram o crescimento de células do câncer de fígado em 57% dos casos”, justica a nutricionista, acrescentando que a maçã é considerada, também, uma espécie de “escova de dente natural”.


          Calcule o seu IMC!!!



     http://saude.ig.com.br/calculadoraimc/

     Obs: Meninas amem sua silhueta!!!!


Como perder a gordura localizada em 2 minutos







Benefícios da caminhada !!!!


Existem vários benefícios da caminhada para o nosso corpo, alguns deles você nem imaginava. Vejamos então quais são eles:

Melhora a circulação – Um estudo da USP de Ribeirão Preto detectou que caminhar durante 40 minutos diminui a pressão arterial durante 24 horas após o exercício. Isso acontece pois durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sangüíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo.
Pulmão – As vantagens da caminhada regular também chegam aos nossos pulmões com bastante força. As trocas gasosas ficam mais poderosas quando caminhamos com freqüência.  Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

combate a osteoporose – O impacto que os nossos pés tem com o chão durante a caminhada faz com que os nossos ossos sejam beneficiados. A compressão dos ossos da perna, junto com a movimentação de todo o nosso esqueleto enquanto caminhamos faz com que exista mais estímulos elétricos nos ossos do corpo, chamados de piezelétrico.  Esse estímulo deixa mais fácil a absorção de cálcio deixando os ossos mais resistentes e menos propícios a sofrerem com osteoporose.

Afasta a depressão – Quando praticamos seja lá qual for o exercício, nosso corpo libera ainda mais um hormônio chamado de endorfina, que é responsável por nos das a sensação de alegria, relaxamento. Esse hormônio que é produzido pelo hipófise é muito importante. Depois de um tempo é necessário praticar o exercício com mais frequência, se tornando um círculo vicioso (que é muito bom )

Melhor na auto-estima – Um estudo realizado no Reino Unido detectou que o humor e auto-estima das pessoas que fazem qualquer que seja a atividade ao ar livre, em locais com muito verde eram mais humorados e tinha a auto-estima lá em cima. Já quem não o fazia tinha o efeito muito menor. Sendo assim, praticar uma boa caminhada ao ar livre tem suas vantagens quanto a usar a esteira.

Saúde mental – Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Mas um estudo realizado nos EUA revelou que mais que isso, a caminhada é muito boa para retardar problemas relacionados ao cérebro, como perca de memória e atenção. Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral.

Diminui a sonolência – Caminhar faz com que o nosso corpo produza várias substâncias estimulantes, como por exemplo a adrenalina. Essas substâncias fazem com que o corpo fique mais ativo nas horas posteriores a prática de exercício, além de melhorar nosso sono durante a noite.

Emagrece! – Como não poderia deixar de ser, essa aqui é o principal benefício da caminhada, ao menos é o mais famoso. Todos aqueles que pretendem ganhar massa muscular precisam primeiro emagrecer, e a caminhada é e sempre será uma bela maneira de atingir este objetivo. Quando praticamos academia já o fazemos na esteira, mas aos finais de semana onde não vamos a academia, seria interessante caminhar ao menos 30 minutos. E não para por ai, como a caminhadaacelera nosso metabolismo, acabamos perdendo peso ainda depois da prática do exercício
.
Diminui a vontade de comer – Em mais um estudo, agora na Inglaterra, ficou provado que caminhar diminui a vontade de comer besteiras. Vários chocólatras ficaram sem comer o doce. Metade caminhou 15 minutos em uma esteira, a outra metade não. Os que caminharam tiveram a vontade de comer a guloseima quase instinta, provando que caminhar ajuda no combate a vontade de comer.

Bom para diabéticos – A caminhada tem também uma enorme vantagem sobre aqueles que possuem diabetes. Caminhar estimula uma produção maior de insulina, substância que é responsável pela absorção da glicose pelas células do corpo. Isso acontece pois a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

Benefícios da água !!! 




 Poderosa arma contra a celulite
água ajuda o organismo a eliminar as impurezas, além de facilitar a evacuação e melhorar a circulação sanguínea. O resultado disso evita o aparecimento da celulite.) Disfarça as rugas
Quando a pele está hidratada, as rugas se tornam menos perceptíveis e a pele fica mais firme.
  

Fonte rica de beleza
Controla os níveis nutricionais sanguíneos e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio celular.


Unhas e cabelos hidratados
É possível notar se o corpo está hidratado avaliando as características do cabelo e das unhas. A pele é a primeira a sofrer, pois a desidratação provoca diminuição do tônus, textura e elasticidade.


Livre-se dos inchaços

Quando o corpo está hidratado, o volume de sangue aumenta e melhora a circulação. Beber água ao longo do dia evita que o organismo retenha sódio, responsável pelos inchaços

Equilíbrio corporal
O consumo adequado de água contribui para a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele. Além disso, estimula o intestino que elimina toxinas impedindo que o seu acúmulo seja refletido na pele.


Rejuvenesce
A água é uma forte aliada dos cremes hidratantes, pois ambos trabalham juntos para deixar a pele mais bonita e saudável. Os cremes conseguem atingir a camada superficial da derme, enquanto a água é capaz de hidratar as camadas mais profundas da derme.


Contra o envelhecimento

As fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele, dependem da água para a sua renovação e seu bom funcionamento.  


Ajuda a emagrecer
Beber água antes e entre as refeições ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Além disso, auxilia no processo de digestão e melhora a prisão de ventre.


Essencial para manter a boa aparência
Interfere na manutenção celular e dos órgãos, no bom funcionamento do sistema imunológico e no equilíbrio hormonal


1 copo de água depois de acordar pode ajudar a ativar os órgãos internos
.
1 copo de água 30 minutos antes de uma refeição auxilia na digestão.

1 copo de água antes de tomar um banho ajuda a baixar a pressão sanguínea
.
1 copo de água antes de ir para a cama ajuda a evitar um derrame cerebral ou ataque de coração


Feijão e Arroz!!! Par perfeito!!!





Arroz e feijão, dois alimentos riquíssimos em nutrientes, podem ser consumidos separadamente, de diversas maneiras, mas quando consumidos juntos, tornam-se uma combinação perfeita.
É muito comum ver no prato do brasileiro essa combinação, que para muitos não pode faltar todos os dias, mas todos sabem o porquê dessa combinação?
O arroz possui várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro.
O feijão, por sua vez, é um alimento rico em proteína vegetal, também sendo fonte de ferro, vitaminas do complexo B
e demais minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
A combinação desses dois alimentos é perfeita, pois se completam. Além de fornecerem diversos nutrientes, os aminoácidos que faltam em um alimento podem ser encontrados no outro.
Por exemplo: o arroz é pobre no aminoácido lisina, que por sua vez é encontrado em abundância no feijão, já o aminoácido metionina é pobre no feijão, mas existe abundância no arroz, por este motivo que eles se completam, tornando-se um par perfeito.


Tipos de Feijão:



                           
Feijão Azuki
É uma leguminosa de vagem menor que o feijão comum;
Possui sementes e grãos;
Possui forma arredondada de cor vermelho escuro;
Sabor levemente adocicado;
Muito utilizado na culinária asiática.

Feijão Branco
Este retarda a absorção de açúcar no sangue e ajuda a emagrecer;
Seus grãos proporcionam um caldo bem cremoso;
Seu formato é alongado e de cor branca;
Ótimo para sopas, saladas e cassoulets.
 

Feijão Bolinha
Conhecido também como feijão canário ou feijão-manteiga;
Possui grão totalmente arredondado e cor amarelada;
Agrada diversos paladares;
Ótimo para saladas ou sopas;
Muito utilizado na
 culinária portuguesa.


Feijão Carioca
Conhecido também como feijão chilli;
Possui formato arredondado de cor bege com listras marrons;
Rende bom caldo e cozinha rapidamente;
Muito usado na culinária indiana;



Feijão Fradinho

Conhecido também como feijão-macassar ou feijão-de-corda;
Possui um formato arredondado de cor clara com o "olho" preto;
Este tipo de feijão reduz o colesterol;
Muito utilizado na culinária baiana;
 


Feijão Jalo
Possui grãos grandes e amarelados;
Quando cozido, forma um caldo encorpado marrom avermelhado;
Sabor delicado que lembra castanhas;
Ótimo para tutus, virados, saladas e sopas;
Muito utilizado em Minas Gerais e na Região Centro-Oeste;


Feijão Jalo Roxo
Maior que o Jalo comum, seu grão possui uma coloração vermelho escuro intensa;
Ótimo para saladas e sopas;
Muito utlizado em São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

 

Feijão Moyashi
Possui formato arrendondado e esverdeado;
Este tipo de feijão é de fácil digestão e reduz sintomas de TPM;
Também conhecido como broto de feijão;
Ótimo para omeletes, sopas e saladas;
Muito utilizado na culinária japonesa.


Feijão Preto
Conhecido como o feijão da feijoada;
Possui grãos pequenos e cor preta;
Além do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, ele também é muito utilizado na culinária Mexicana. 


Feijão Rajado
Possui grãos graúdos e cor rosado com listras avermelhadas;
Sabor adocicado;
Ótimo para ensopados;
Muito consumido em São Paulo, Minas gerais e região Sul.



Feijão Rosinha
Possui os grãos pequenos e um pouco mais avermelhados do que marrom;
Absorvem muito mais os temperos;
Garante um sabor especial para molhos e saladas;
Muito consumido no Mato Grosso, Pará, São Paulo e Goiás.


Feijão Roxinho
Possui grão miúdo, escuro e avermelhado;
Pode ser usado em diferentes tipos de receitas;
Sabor intenso e textura macia;
Muito utilizado em São Paulo, Minas gerais e Goiás.


Feijão verde
Possui grãos pequenos e verdes;
Conhecido como o grão da vagem verde;
Ideal para ser consumido fresco ou seco;
Muito consumido no Nordeste.


Feijão vermelho
Possui coloração avermelhada e seus grãos são miúdos;
Sabor encorpado;
Ótimo para sopas;
Muito utilizado na culinária francesa.









Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger