Páginas

Estampa Pied de Poule


O nome vêm do francês e significa “pé de galinha”. É um tipo de xadrez miúdo que resulta do entrelaçamento dos fios de trama com os de urdume, formando uma imagem semelhante a um pé de ave. Criado na França para a roupa urbana, provém do tecido de lã do príncipe de Gales. O Duque Windsor foi a primeira celebridade a usá-lo. Este tipo de tecido de lã foi muito popular na aristocracia Inglesa do séc. XIX e XX.

O efeito de xadrez é alcançado pela forma de tecelagem e pelo contraste das cores. O desenho assemelha-se com uma estrela quadrangular. É normalmente feito de lã e sarja. Tem uma elasticidade natural. Este tipo de tecido pied-de -poule é elástico, é resistente à formação de borboto e não encolhe. Além disso vai de encontro com as normas europeias de proteção ambiental.

O mesmo desenho, um pouco maior, foi batizado pied-de-coq (pé de galo). Hoje, ainda é tramado no tear, mas nem sempre de lã. Também é imitado na estamparia tradicional.

Muito usado no final do séc XIX, a padronagem foi introduzida e eternizada para a moda feminina por Coco Chanel, por seu tailler, nos anos 1920. Depois o estilista Christian Dior trouxe-o para os desfiles de moda. Em 1948, Dior usou o pie-de -poule em xadrez nas caixas de perfumes, e denominou-as de pied-de -poule em xadrez.

Clássica e elegante, a padronagem é mais associada a peças de inverno, em tecidos mais pesados (principalmente tweed).

















2 comentários

  1. Sabem o que mais me preocupa, meninas? é a quantidade de blogueiras espalhadas pela Web, que se intitulam " Blogueiras de moda ", mas tudo o que sabem fazer é " COPIAR e COLAR" o mesmo texto de outros Blogs. Isto é falar de moda? pesquisem, por favor e sejam mais criativas e melhor informadas. Sejam autênticas.Vou visitá-las novamente e espero encontrar mais qualidade e originalidade, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc vê o meu blog TODO vc vai vê q não esta todo plagiado,se vc leu o texto ao lado eu soj estilista,os modelos sao meu e o texto também,ok!OBrigada

      Excluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger